ghd christian louboutin air max 90 nfl jerseys
Português English

Data de publicação: 13/1/2008
Título da notícia: Ordem de Malta apoia Misericórdia de Braga
Detalhes:
 
O Embaixador da Ordem So­berana de Malta em Portugal, o príncipe Leopold d'Arenberg, esteve ontem em Braga a visitar as instalações da Santa Casa da Misericórdia, deixan­do à Mesa Administrativa um apoio de dois mil euros. O di­nheiro destina-se à aquisição de aparelhos ortopédicos (ca­mas, cadeiras, mesas) para alguns utentes do Lar Nevarte Gulbenkian.

Antes de se deslocar a Bra­ga, o embaixador esteve num lar de idosos do Porto. Os fun­dos que a Ordem de Malta está a distribuir foram reco­lhidos num evento de bene­ficência realizado em Novem­bro de 2006 em Lisboa.

 

Durante a visita à Mise­ricórdia de Braga, Leopold d'Arenberg asseverou que a Ordem de Malta em Portu­gal pretende continuar a aju­dar obras sociais e projectos de qualidade com a colabora­ção da Associação dos Cavalei­ros da Ordem de Malta, real­çando que as acções de soli­dariedade social são imprescindíveis para atenuar dese­quilíbrios.

 

O embaixador, que presi­de à Fundação Arenberg, em Bruxelas, disse ter fica­do «impressionado» com as condições físicas e o trabalho da Irmandade de Braga bem como com a riqueza do património construído, classifican­do de «excepcional» o conjun­to monumental formado pelo Palácio do Raio, Igreja da Misericórdia e edifício do anti­go Hospital onde está insta­lada a farmácia.

 

O provedor da Santa Casa começou por saudar a pre­sença do embaixador, agra­decendo-lhe o apoio conce­dido á instituição, Bernardo Reis manifestou-se convicto de que as relações com a Ordem de Malta vão prosseguir, sendo de esperar um «inter­câmbio» com mais ajudas às obras da Misericórdia.

 

Indicou que a Santa Casa de Braga, que terá sido fundada em 1513, tem actual­mente a sua sustentabilidade no terceiro sector, ou seja, nas economias solidária e social, no sentido de «corrigir as assimetrias sociais na comuni­dade bracarense».

 

Contudo, o provedor queixou-se da percentagem de comparticipação financeira do Estado português à Misericór­dia (17 por cento) e do facto de não haver diferenciação en­tre utentes acamados e uten­tes sem problemas físicos. Segundo Bernardo Reis, a Miseri­córdia de Braga está a ter pre­juízo, já que por utente em Lar gasta 900 euros/mês e recebe de cada um entre 250 e 750 euros. «Em 2006 tivemos um prejuízo de 452 mil euros, o défice é coberto pelas receitas da farmácia e renda do edifí­cio do Hospital de São Mar­cos», disse.

Além do lar de terceira idade Nevarte Gulbenkian, que acolhe 34 utentes, de dife­rentes estratos sociais, a ins­tituição possui o Lar D. Diogo de Sousa o Lar Nossa Senhora da Misericórdia, a Cre­che Rainha D. Leonor, o Cen­tro de Dia e Apoio Domiciliá­rio e a farmácia. A gestão das valências é assumida por vo­luntários, estando alguns de­les na situação de reforma, disse Bernardo Reis.

 

Esta foi a primeira visita de Leopold d'Arenberg à Miseri­córdia de Braga e à cidade. A comitiva, convidada pelo pro­vedor através de diligências de dois cavaleiros bracarenses da Ordem de Malta, percorreu o Lar Nevarte Gulbenkian, sede administrativa da instituição, junto ao Hospital de São Mar­cos, passou pelo Lar D. Diogo de Sousa, pelas igrejas de São Marcos e da Misericórdia e terminou a visita na sede social da instituição.

 

Leopoldd'Arenberg é embaixador da Ordem de Malta em Portugal há cinco anos. Neto do último rei da Bavie­ra, Luís III (reinou entre 1913 e 1918) o príncipe tem laços familiares em Portugal pelo lado materno, sendo descendente de D. Miguel I e primo do Duque de Bragança.

 

A Ordem de Malta, funda­da no século XI, é uma organi­zação humanitária internacio­nal que dirige hospitais e cen­tros de reabilitação em diversos países, tendo por bandei­ra a caridade cristã. Distingue-se pelo apoio às pessoas mais desprotegidas e carenciadas. A sua presença em Portugal re­monta ao tempo da Condessa D. Teresa, com a fixação dos Cavaleiros Hospitalários em Leça, onde lhe foi entregue um mosteiro aí existente.

 

 

In: Diário do Minho

 

 


14/2/2008 Missa de 7º Dia pelo Sufrágio de Sua Alteza Eminentíssima, o Grão-mestre
11/2/2008 Anunciada a morte de SAE o 78º Príncipe e Grão Mestre Fra' Andrew Bertie
8/12/2007 Príncipe Leopold d'Arenberg em Montreal
30/11/2007 Visita à Universidade dos Tempos Livres e à Comunidade portuguesa de Santa Cruz em Montreal - Canadá
11/11/2007 Misericórdia de Braga recebeu donativo da Embaixada da Ordem de Malta
7/10/2007 Embaixada da Ordem de Malta apoia campanha «Inocentes de guerra»
18/6/2007 Príncipe Leopold d'Arenberg visita o Museu dos Baleeiros
13/6/2007 Príncipe Leopold d'Arenberg quer ajudar na saúde dos Açoreanos
12/6/2007 Breve reportagem da RTP sobre a incrível aventura de uma família
10/6/2007 Programa da visita aos Açores do Embaixador Leopold d'Arenberg
31/5/2007 Príncipe Leopold d'Arenberg desloca-se ao Pico

Topo

 
 

Copyright © 2007-2008 * Embaixada da Ordem Soberana de Malta * Todos os direitos reservados

Best Replica Breitling